O impacto dos fatores ambientais sobre o consumo alimentar
- Carolina Belomo de Souza
- 29 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Fatores ambientais como exposição, distração, tamanho das porções e utensílios podem levar a um comer inconsciente. Mas como isso acontece? O comer desatento proporciona uma menor percepção dos sinais de saciedade, podendo levar a um consumo em excesso, sem que possamos nos dar conta.
Em geral, comemos de forma desatenta quando estamos em frente à TV, no computador, quando consumimos alimentos diretamente das embalagens, quando ingerimos álcool, quando estamos diante de grandes porções de alimentos, quando comemos em recipientes maiores e quando temos a facilidade de acesso, visibilidade e proximidade aos alimentos.
O comer desatento pode levar a inibir o sinais fisiológico de saciedade. Deste modo, os fatores ambientais funcionam como gatilhos ocultos que podem contribuir para aumentar o consumo alimentar por diminuir a atenção e, consequentemente, os sinais de saciedade.
Um estudo realizado com secretárias investigou o fácil acesso (visibilidade e proximidade) sobre o consumo de bombons de chocolate. Identificou-se um maior consumo de doces quando estes estavam visíveis e mais próximos. Houve também uma tendência dos participantes a subestimar consideravelmente o consumo diário de doces quando estes estavam mais próximos e a superestimar o consumo quando estes estavam menos próximos. Esses resultados mostram que a proximidade e visibilidade de um alimento podem aumentar consistentemente o consumo do mesmo. Além disso, sugerem que as pessoas podem ser tendenciosas a superestimar o consumo de alimentos menos próximos e a subestimar aqueles que são mais próximos.
Em outro estudo, foi investigado o impacto dos recipientes sobre o consumo alimentar. Foram realizados dois experimentos em lanchonetes com crianças e adultos e mostram que os participantes consomem mais suco quando recebem um copo curto e largo, que aparenta ser menor, do que aqueles que recebem um copo alto e fino.
É importante compreendermos que os fatores ambientais podem influenciar o comer desatento. O Mindful Eating ou a atenção plena na alimentação é uma abordagem que contribui para trazer uma maior atenção e consciência alimentar.
Deixo aqui uma dica para vocês: Procure trazer toda a sua atenção para o momento das refeições, evitando distrações, observando a comida e as sensações que ela proporciona em você. Procure deixar mais visível e próximo de você água e alimentos in natura ou minimamente processados como frutas legumes e verduras por exemplo.
Quer saber mais sobre como comer com atenção plena e aplicar o Mindful Eating no seu dia a dia? Entre em contato ou acesse @carolinabelomonutricionista.
Referências
Rossy, L. The Mindfulness-Based Eating Solution: Proven Strategies to End Overeating, Satisfy Your Hunger, and Savor Your Life. New Harbinger Publications. 2016. 232 p.
Wansink B, Painter JE, Lee YK. The office candy dish: proximity's influence on estimated and actual consumption. Int J Obes (Lond). 2006 May;30(5):871-5. doi: 10.1038/sj.ijo.0803217. PMID: 16418755.
Brian Wansink, Koert van Ittersum, Bottoms Up! The Influence of Elongation on Pouring and Consumption Volume, Journal of Consumer Research, Volume 30, Issue 3, December 2003, Pages 455–463, https://doi.org/10.1086/378621
Wansink B. From mindless eating to mindlessly eating better. Physiology & Behavior, 100 (2010), pp. 454-463, 10.1016/j.physbeh.2010.05.003
Ótimo artigo!
Parabéns minha filha!👏👏👏👏👏👏