top of page

Mindful Eating

  • Foto do escritor: Carolina Belomo de Souza
    Carolina Belomo de Souza
  • 15 de ago. de 2020
  • 6 min de leitura

Você já conhece o Mindful Eating? Se você ainda não conhece, mas busca compreender melhor esta outra visão sobre a alimentação, preparei com muito carinho este conteúdo para você. Confira!

O que é Mindful Eating?

O Mindful Eating ou a atenção plena na alimentação é uma abordagem que permite uma maior consciência dos pensamentos, sentimentos, emoções e sensações relacionadas com a alimentação e com o corpo. Trata-se de uma outra visão sobre a alimentação.

É estar atento na alimentação, ter consciência das suas percepções de forme e saciedade, observando o que você come, como você como e quais as razões que o levam a comer promovendo também uma maior percepção e aceitação corporal.

“Mindful Eating é uma experiência que envolve todas as nossas partes – corpo, coração e mente – na escolha e no preparo do alimento, e no ato de comer”. (Jan Chozen Bays)

Não tem como falar de mindful eating sem falar de mindfulness, pois a atenção plena na alimentação é baseada na prática do mindfulness, ou atenção plena.

Mindfulness é uma ferramenta que nos ensina a conectar corpo, mente e emoções no momento presente. Sua prática frequente promove a interocepção, ou seja, uma maior consciência das sensações e percepções corporais. Os componentes que explicam a prática do Mindfulness estão relacionados com o controle da atenção, regulação da emoção e autoconsciência e esses três componentes juntos promovem a auto regulação. Essa auto regulação serve para tudo em nossas vidas, incluindo a alimentação.

Mindful Eating é experencial assim como Mindfulness, ou seja, por mais que a gente estude e leia a respeito, podemos compreender de fato quando praticamos.

Qual a origem do Mindful Eating?

Podemos considerar que a habilidade de comer com atenção plena tem a mesma origem do mindfulness que é oriundo de uma sabedoria milenar mencionada na maioria das filosofias e tradições antigas.

No entanto os programas de mindful eating são mais recentes, derivados do Programa de Mindfulness para Redução de Estresse” criado por Jon Kabat-Zinn na década de 1970.

Os programas de Mindful eating abrangem uma mudança de comportamento alimentar como um todo e não apenas à prática do comer atento, pois promove também um autoconhecimento e autoaceitação corporal

Quais os benefícios da prática?

São muito benefícios, entre eles podemos mencionar:

  • a melhora da saúde, qualidade de vida e bem estar. Estudos apontam que pessoas que praticam possuem melhores parâmetros cardiometabólicos, diminuição de enxaquecas, entre outros

  • proporciona autoconhecimento e autopercepção sobre os pensamentos, emoções e sensações corporais, permitindo um maior gerenciamento das emoções.

  • identificação dos gatilhos que o levam a restringir excessivamente os alimentos ou a um comer emocional e consequentemente diminuição da compulsão alimentar, por meio da identificação de outras respostas para lidar com as emoções desafiadoras do que os alimentos.

  • proporciona o aumenta do comer intuitivo e da apreciação corporal, reduzindo assim o comer transtornado.

  • melhora na digestão (azia, refluxos), pois ao comer com atenção plena, mastigamos melhor os alimentos, contribuindo para uma melhor digestão.

Qualquer pessoa pode praticar?

Sim, mas com algumas ressalvas, pois existem algumas situações quem que o mindful eating não é indicado.

Em geral, o mindful eating pode ser praticado por todas as pessoas que têm interesse e que sentem a necessidade de mudar a sua relação com a comida e com o corpo. Não é apenas para as pessoas que possuem algum tipo de transtorno alimentar ou que sentem ansiedade, medo ou culpa com relação à alimentação, para essas pessoas o mindful eating seria fundamental. Mas o mindful eating também pode ser muito útil para pessoas com problemas digestivos, com doenças crônicas ou simplesmente para pessoas que desejam apenas ter mais consciência alimentar ou consciência de suas percepções corporais.

No entanto, assim como na prática do Mindfulness, no mindful eating também é preciso ter cuidado especial com as pessoas que estão sofrendo ou passando por alguma crise de ansiedade, depressão ou distúrbio psiquiátrico, sendo necessária estabilização do quadro. O Mindfulness em geral e o Mindful eating são contraindicados para pessoas que estão passando pela fase aguda de algum transtorno mental.

Os programas de mindful eating que existem atualmente não são adequados para anorexia nervosa. Nesses casos é necessário um trabalho específico.

É possível aprender a praticar sozinho?

A princípio sim. Existem vários aplicativos de mindfulness disponíveis.

No entanto, a forma mais indicada e segura de aprender é com aulas ao vivo, sejam online ou presenciais, sob a orientação de professores qualificados.

Observamos que os benefícios dependem da prática regular e por conta própria em casa, no entanto, especialmente no início, a discussão de sua experiência durante a prática com um professor contribui muito para o aprendizado.

O instrutor certificado pode contribuir passando técnicas, instrumentos, auxiliando a lidar com as situações e emoções que surgem neste percurso de autopercepção e de autoconhecimento a partir de suas experiências e formações.


Como funciona?

Procuramos trazer a atenção para toda a experiência que envolve o ato de comer. Desde as compras e preparo dos alimentos, pensando também de forma consciente nos aspectos de qualidade e de produção destes alimentos.

É importante reservar um momento especial para as refeições, evitando distrações como celular, televisão, computador, etc.

Considerando cada refeição como única e como se fosse a primeira vez que estivesse entrando em contato com o alimento, mesmo que já tenha o consumido várias vezes e assim, mantendo o que chamamos de “mente de principiante”, ou seja, se permitindo sentir todas as experiências deste momento como as cores, texturas, aromas, sabores e formas dos alimentos, mas também observando os sons dos alimentos na boca e as sensações que este alimento traz para o corpo, os pensamentos, sentimentos e lembranças relacionadas ao alimento.

Lembrando que a prática do mindful eating caminha junto com a prática do mindfulness, portanto, é importante a prática diária de mindfulness para promover maiores percepções e sensações corporais

Dicas para iniciar a prática?

Eu gosto muito das dicas da Dr Lynn Rossy do seu livro Mindful Based Eating Solution (Rossy, 2016), vou compartilhar com vocês:


=> Ao comprar os alimentos

Nós podemos começar a ser mindful ao comprar alimentos para a refeição. Estando ciente de onde a comida vem, a terra em que foi cultivada, o sol e a chuva que estimularam o alimento a crescer e até mesmo às pessoas que trabalharam para que este alimento esteja disponível para nós.

Lembrando que um ingrediente especial, e o mais importante, a não esquecer em qualquer refeição é o amor.

=> Cozinhar de forma mindful

Esteja ciente dos alimentos com todos os seus sentidos - veja, cheire e toque os alimentos com total atenção. Observe o seu humor e permita que ele esteja lá com você não importa qual seja o seu humor do dia. Volte a sua atenção para o processo de cozinhar e preparar a comida de forma amorosa.

Como em uma prática de meditação, quando sua mente se afasta para outras coisas e lugares, gentilmente, mas com firmeza e amor, traga sua atenção de volta a todos os sentidos disponíveis para você na cozinha.

Se houver outras pessoas em casa, peça ajuda para preparar a comida ou a mesa. Procure montar uma mesa atraente com uma toalha de mesa ou colocações, guardanapos bonitos, uma vela acesa e até algumas flores. Arrume a comida para que ela agrade ao ambiente da mesa. Use seus bons pratos. Você não precisa fazer essas coisas todos os dias, mas escolha um dia por semana para fazer uma mesa bonita e ver a diferença que faz na experiência de comer.

=> Comer de forma mindful

Antes de comer, reserve um momento para agradecer a comida e agradecer a capacidade de nutrir seu corpo. Agradeça a você por ter preparado esta refeição para si mesmo ou agradeça a pessoa que preparou esta refeição.

Respire fundo e sinta o seu nível de fome sempre que for comer. O ideal é que o nível de fome não esteja tão elevado, para conseguir comer lentamente e melhor desfrutar da experiência. Observe também o alimento antes de começar a comer, o aroma, as formas, as cores dos alimentos, observe se parecem ser saborosos e se são atrativos aos olhos. Esse é um alimento que dá vontade de comer? Não precisamos levar muito tempo para isso, é uma questão de minutos para observar tudo isso.

Escolha colocar no prato os alimentos que deseja comer. Ao colocar o alimento na boca, esteja totalmente presente para a experiência, traga a sua atenção para este alimento em sua boca, percebendo a temperatura, os sabores, a textura, as regiões na boca onde você sente mais o gosto deste alimento. Coma conscientemente e saboreie cada mordida, cada momento desta experiência, cada pedaço e observe o que este alimento desperta no corpo, se traz alguma lembrança por exemplo.

Procure comer devagar, sem pressa para dar o tempo de o corpo sentir a saciedade que, em geral, leva por volta de 20 min. Respirando e estando atento aos sinais do corpo a cada pedaço/garfada, e pousando os talheres entre uma garfada e outra.

Procure observar também a mudança do gosto na boca, que em geral, já indica que talvez esse alimento já não esteja mais tão gostoso como no primeiro pedaço e talvez isso também já seja um primeiro sinal de que eu não queira mais comer. Seja curioso e esteja aberto para observar os sinais do corpo.

Esses sinais são bem sutis e cada pessoa sente de uma forma.

.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre o mindful eating e aprender como inserir esta prática na sua rotina, conheça o curso de Mindful Eating - Protocolo MBES - programa Eat For Life



Comments


@carolinabelomonutricionista

@carolbelomoterapiafloral

@gestare.curitiba

Tel: (41) 9 9997 9277

Agende sua consulta pelo WhatsApp

Nutricionista

Cursos e atendimentos online

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 por Carolina Belomo de Souza. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page