top of page

Atenção Plena - Benefícios e práticas no dia a dia

  • Foto do escritor: Carolina Belomo de Souza
    Carolina Belomo de Souza
  • 4 de ago. de 2019
  • 4 min de leitura

A atenção plena é uma técnica que nos auxilia a sair do “piloto automático” e entrar em conexão com nosso interior permitindo, assim, que nossa vida se torne mais prazerosa, consciente e menos estressante.


Eu utilizo muito a técnica de atenção plena no dia a dia do consultório, tanto no acompanhamento nutricional como na terapia floral, pois essa conexão interior é fundamental para que o processo de se ouvir internamente e compreender melhor seus sentimentos e emoções


“Quando amamos a nós mesmos de forma genuína, nos conectamos com a nossa verdadeira bondade, enxergamos as dádivas que temos recebido e experimentamos a alegria de compartilhá-las com as outras pessoas”. (Collard, 2016)

Como passar um dia pleno?


A seguir coloco algumas dicas de atitudes plenas para sairmos do piloto automático.


1 – Pela manhã você pode sorrir internamente* antes de se levantar, respirando com calma e trazendo a atenção para cada parte do seu corpo. Ao tomar seu banho pela manhã seja cuidadoso, escove os dentes com atenção e consciência e se prepare para o seu dia com atenção plena.


Uma dica legal aqui é que você também pode inserir na sua rotina pela manhã frases positivas que lhe proporcionarão o alcance dos seus desejos e metas.


Ao caminhar, indo para o trabalho ou em algum parque, é possível praticar a atenção plena. Você pode prestar atenção em sua respiração, observando-a com curiosidade. Vou escrever outro poste com mais dicas e detalhes sobre isso.


* Como sorrir internamente?

Prática de 5 a 10 min permite acalmar o corpo e traz uma sensação de tranquilidade quase que instantânea. Adote uma postura sentada e um local tranquilo.

Permita que quaisquer pensamentos – bons ou ruins – passem por você como as nuvens passam pelo céu.

- Forme um círculo com as mãos, encostando os polegares e deitando os dedos da mão esquerda sobre os dedos da mão direita.

- Concentre-se na respiração. Deixe que cada respiração aconteça por si mesma, sem forçar. Permita que o corpo respire por si mesmo e acompanhe esta respiração milagrosa indo e vindo.

- Quando se sentir tranquilo, tendo respirado desta forma por alguns minutos, deixe que um sorriso benévolo surja em seu rosto. Perceba como suaviza todos os músculos faciais e como, respiração após respiração, esta suavização e este relaxamento se ampliam ainda mais para as células de seu corpo. Logo, seu corpo inteiro se tornará um sorriso gentil e bondoso.

- Permaneça nesta posição por algum tempo e simplesmente “seja”, momento a momento.

Fonte: Collard, 2016


2 – Tenha um momento de encontro com você mesma praticando alguns minutinhos de meditação diária. Algumas pessoas preferem meditar pela manhã, outras a noite, outras durante o dia. Encontre o melhor momento para você. Esses 5 min diários permitirão que sua vida fique mais tranquila e menos estressante. Para as gestantes eu recomento muito essa prática diária, se possível mais de uma vez ao dia para auxiliar na diminuição do medo, estresse, cansaço e aumentar a conexão com o bebê.


3 – Você pode praticar os exercícios de respiração consciente várias vezes ao dia (ver o poste publicado sobre Dicas para iniciar o processo de respiração consciente), ao beber água, escovar os dentes, lavar as mãos por exemplo. E ao dar essa informação para sua mente, faça com gratidão.


4 – Ao comunicar-se com outras pessoas você também pode utilizar a atenção plena. Preste atenção no que você está falando. Perceba a si mesmo ao conversar com alguém. Observe se você está atento à maneira como fala e escuta e se está dando espaço à outra pessoa e escolhendo as palavras com honestidade, sem competições ou necessidade de vencer e marcar pontos.


5 – Se acontecer de ficar preso no transito ou se tiver que passar por algum momento frustrante de espera, procure respirar com consciência ou ouvir realmente uma musica ou apenas observe a situação ao seu redor, observe as pessoas e como a vida de fato se apresenta neste momento.


6 – Tenha um diário e procure anotar diariamente, ao se preparar para dormir, como foi seu dia. Caso não goste de escrever, você também pode simplesmente fazer uma reflexão sobre seu dia: O que você gostou de fazer? O que tem para agradecer? O que lhe trouxe satisfação? Pode ser qualquer coisa do seu dia a dia como dar um telefonema, pagar uma conta, encontrar uma pessoa, realizar uma tarefa ou meta, uma ação já é suficiente.


7 – Ao apagar as luzes você pode se conectar mais uma vez com o seu corpo de maneira suave e consciente, sorrindo e respirando nele, trazendo a atenção para as partes do seu corpo.



Dicas de leitura

Se você deseja saber mais sobre Atenção plena, eu indico alguns livros curtos e bem fáceis de ler:


- Atenção plena em poucas palavras que traz várias dicas de meditação para o dia a dia. Dra Patrizia Collard, edição 2016.


- Meditação andando. Um guia para a paz interiror. Thich Nhat Hanh, 2014.


- A arte de sentar. Thich Nhat Hanh, 2015.



Referências

Collard, P. Atenção plena em poucas palavras. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

Comments


@carolinabelomonutricionista

@carolbelomoterapiafloral

@gestare.curitiba

Tel: (41) 9 9997 9277

Agende sua consulta pelo WhatsApp

Nutricionista

Cursos e atendimentos online

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2023 por Carolina Belomo de Souza. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page