top of page

TERAPIA FLORAL

Mães, gestantes, puérperas e crianças pequenas
Parentalidade e equilíbrio familiar

A Terapia Floral foi criada entre as décadas de 1920 e 1930 por Dr Edward Bach, médico inglês.

​

Os florais atuam no campo quântico vibracional, no plano mais sutil da pessoa, harmonizando as emoções. Cada essência floral está associada a uma emoção humana básica: medo, mágoa, raiva, tristeza e culpa.

​

Dr Bach acreditava que uma vida emocional saudável e uma personalidade equilibrada permite que seu corpo encontre seu próprio estado natural de saúde.

​

A Terapia Floral não substitui um tratamento médico ou alopático e é uma ótima opção natural, rápida e eficaz para complementar tratamentos de saúde e medicamentos, minimizando o sofrimento emocional.

​

Os florais não possuem efeito colateral, nem risco de alergia ou de interações medicamentosas. As possibilidades de atuação dos florais são inúmeras (cansaço, estresse, insônia, estudos e exames, concentração, socialização, comunicação, timidez, agressividade, etc.).

​

Após a descoberta de Dr Bach, muitos outros sistemas florais foram desenvolvidos e são atualmente utilizados nas Terapias Florais.

​

Todas as pessoas em todas as faixas etárias (gestantes, crianças, adultos e idosos) podem utilizar os florais sem nenhuma contraindicação.

​

Florais no apoio à maternidade, parentalidade e equilíbrio familiar

​

Os florais são uma ótima opção para trazer a paz, o amor e o equilíbrio familiar. Auxilia na harmonização das relações entre casais, pais e filhos, etc.

 

Permite que a mãe possa relaxar, esquecer experiências desagradáveis relacionadas com a maternidade. Permite também diminuir a preocupação com o (s) filho (s) mais velho (s) ou preocupações quotidianas.

​

Auxilia os bebês recém-nascidos na adaptação à vida fora do útero após o nascimento. Os florais também são indicados para bebês que sofrem de cólicas, no nascimento dos dentes, separação da mãe no retorno ao trabalho e ida à escola/berçário, crianças que dormem mal, que possuem medos, birras, irritação, são muito tímidas ou submissas ou que passaram por algum tipo de trauma. 

​

Auxilia o irmão mais velho a se adaptar à nova situação de chegada do irmãozinho, fortalecendo, aumentando a autoestima, ficando mais calmo, seguro e ajudando a lidar com os ciúmes.

 

Os florais também podem auxiliar no aumento da imunidade.

​

​

Os benefícios da Terapia Floral na gestação, parto e pós-parto

 => Na gestação
A Terapia floral proporciona equilíbrio para a mãe, beneficiando também o bebê. 


Durante a gestação pode trabalhar, entre outros, medos, inseguranças, reforçar autoconfiança em relação a maternidade, ansiedade, tensão, falta de paciência, preocupações, culpas, enjôos, cansaço, sono, vínculo com o bebê, traumas relacionados a gestação ou maternidade...


É interessante que a Terapia Floral e outras técnicas como o Reiki, por exemplo, complementem os cuidados de saúde durante todo o Pré-Natal. Assim, a gestante se sentirá mais confiante e preparada para o parto e pós- parto, amamentação e tudo o que envolve este período.

=> Durante o trabalho de parto
A tensão e ansiedade aumentam com o final da gestação. De acordo com Mechthild Scheffer (2016) todo parto, mesmo que normal, representa um choque energético para a mãe e bebê. 


Na Terapia Floral, existe a possibilidade de elaboração de composições florais específicas em doses únicas ou não que podem ser utilizadas durante o trabalho de parto. Sendo muito útil para o momento onde a mãe começa a perder a energia e a confiança em si mesma. 


Pouco tempo após o consumo, a mãe recupera a energia, a coragem e determinação para o período expulsivo.

=> No
 pós-parto

Auxilia na preparação e recuperação de qualquer tipo de parto (seja normal ou cesariana). 

​

No puerpério, traz o equilíbrio emocional importante para este período sensível. É um ótimo aliado durante a amamentação, permitindo que a mãe possa se adaptar a esta nova situação, ficando mais calma e tranquila.

​

Permite que a mãe possa relaxar, se dedicar a amamentação de forma tranquila, esquecer traumas relacionados ao parto ou experiências desagradáveis relacionadas com a maternidade. 


Permite também diminuir a preocupação com o (s) filho (s) mais velho (s) ou preocupações quotidianas.


Os Florais vão proporcionar uma proteção emocional para este período onde se encontram, em geral, mais vulneráveis.

​

​

Florais no apoio ao desenvolvimento infantil

 

Os florais auxiliam no equilíbrio emocional das crianças em cada fase do seu desenvolvimento.

​

As causas para as dificuldades na infância podem ou não estar relacionadas com a dinâmica familiar. Por esta razão, quando iniciamos um acompanhamento floral precisamos olhar a criança como um todo e entender o contexto no qual ela se insere, sua família, sua rotina, cuidadores, relacionamentos em casa, na escola, sua personalidade etc., para agirmos de forma mais eficaz nas causas e tratá-las.

​

Na Terapia Floral para crianças, muitas vezes precisamos também realizar um acompanhamento floral para os pais e outros membros da família.

​

A partir desta visão integral da criança, as essências florais podem auxiliar, entre outras situações:

  • No nascimento dos dentes

  • Na dificuldade de sono

  • No desfralde

  • No desenvolvimento da fala

  • Em situações de birra, irritação e rebeldia

  • Nos medos

  • Em acidentes ou traumas emocionais

  • Em adaptação a mudanças de casa, escola ou separação dos pais

  • Em problemas escolares

  • Na hiperatividade

  • No déficit de atenção

  • No autismo

​

​

​

Venha conhecer a Terapia Floral e traga mais leveza e autoconhecimento para a sua vida!

​

​

​

​

​

 

Agende uma Consulta
(41) 9 9997 9277
bottom of page